Suzano investe na promoção da diversidade e cresce índice de colaboradoras em Mato Grosso do Sul

Suzano investe na promoção da diversidade e cresce índice de colaboradoras em Mato Grosso do Sul

8 de março de 2021 0 Por MinutoMS

A busca pela igualdade de gênero e promoção da diversidade na Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos a partir do cultivo de eucalipto, já está dando os primeiros frutos. Em toda a operação de Mato Grosso do Sul, houve crescimento médio de 30% de mulheres no quadro de colaboradores e colaboradas da empresa em 2020 quando comparado a 2019.

“A Suzano acredita que o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais que temos só são possíveis quando tivermos um mercado de trabalho mais plural e igualitário para mulheres, negros, Pessoas com Deficiência e LGBTI+. Faz parte do nosso propósito estar à frente desse movimento para incluir cada vez mais mulheres no mercado de trabalho e em cargos de liderança, compromisso que já havíamos assumido no passado e que reforçamos recentemente, quando a Suzano anunciou suas metas de longo prazo. Estes dados que vemos hoje na operação de Mato Grosso do Sul são os primeiros sinais desse processo de mudança que está em andamento. Muitos outros virão pela frente”, destaca Angela Aparecida dos Santos, gerente de Gente e Gestão da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Entre 2020 e início deste ano, a Suzano contratou 104 mulheres no Estado. Somente nos primeiros meses de 2021, a empresa alcançou aumento de mais 8% no número de colaboradoras contratadas. O saldo positivo corresponde à uma série de ações em andamento na empresa, que vão desde treinamento interno de gestores para a promoção da igualdade; reforço da ideia de igualdade nos processos de atração de candidatos; ações para todos os colaboradores voltadas para a promoção da diversidade e combate a todo o tipo de discriminação e ações externas de aproximação de grupos de afinidade.

Há um ano meio em Três Lagoas, Nívea Maria Paixão, 28 anos, engenheira de Produção Júnior, foi surpreendida pelo número de mulheres em postos que historicamente são ocupados por homens. “Foi uma surpresa bastante positiva por não ser uma realidade na maioria das fábricas. É significativo o trabalho que elas exercem, porém sei do esforço que cada uma tem para romper essas barreiras. Antes delas vieram outras que as incentivaram e abriram o caminho, e ter essa proporção cada vez maior incentiva outras mulheres a também acreditarem que é possível. Para mim, a Unidade Três Lagoas se destaca pelo número de colaboradoras. Encontrar essas mulheres na operação, com certeza, incentiva outras mulheres a conquistarem seu espaço. A representatividade inspira e transforma”, reforça. Nívea iniciou sua trajetória na Suzano na Unidade de Imperatriz (MA), como estagiária do Programa de Estágio da empresa. 

Plural Mulheres

Para isso, a empresa conta com o apoio das ações do Plural Mulheres, uma das frentes de atuação do Grupo Plural Diversidade, movimento voluntário criado em 2016, que, responsável por mudanças significativas em todas as unidades da empresa, foi ampliado em 2018 e institucionalizado em 2019 como estratégia de Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão da Suzano.

“A igualdade de gênero, assim como todas as pautas voltadas para a inclusão de grupos considerados minoritários, é de extrema complexidade e urgência para nós. Por isso, as ações envolvem, principalmente, o trabalho de sensibilização e conscientização em todas as esferas da operação. O que estamos fazendo é uma mudança de olhar. Estamos buscando olhar para além do estereótipo, analisar competências e talentos, e proporcionar um ambiente inclusivo a todos e com iguais oportunidades para todos. Trabalho este que também já está refletindo para além da unidade. Com mais mulheres trabalhando assumindo seu lugar na indústria, no campo e em cargos que historicamente eram ocupados por homens, vemos mais mulheres interessadas em nossos processos seletivos, o que para nós, é essencial nessa luta”, completa Angela.

Entre as muitas mulheres que estão ajudando a quebrar barreiras também está Carolina Conti Coutinho, 24 anos, operadora de Colheita Florestal. A jovem atua no setor florestal de Água Clara desde os 20 anos, foi uma das primeiras operadoras de máquinas pesadas no município e hoje, é considerada uma profissional de destaque em seu setor. “Quando fui fazer a inscrição para o curso de operadora, lembro que não vi nenhuma outra mulher na fila de espera. Logo fiquei com receito e pensei que a empresa só contratava homens, mas continuei ali. Fui selecionada para o curso e depois, contratada. Na época, era a única mulher. Depois vieram mais duas meninas. Hoje, eu sou operadora de Havester e faço parte de uma equipe de 11 homens, em um ambiente de muito respeito. Além disso, é muito gratificante perceber que as minhas conquistas estão incentivando várias amigas minhas. Temos de acabar com esse paradigma de que existe trabalho para homens ou para mulheres. Existe trabalho e competência, e a mulher pode trabalhar onde quiser”, finaliza.

Diversidade

Em suas metas de longo prazo, anunciadas em 2020, a empresa assumiu o compromisso de contar, até 2025, com 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e 30% por negros.        Em agosto do ano passado, a Suzano aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa promovida pela ONU Mulheres, entidade de promoção da equidade de gênero nos negócios, e pelo Pacto Global, iniciativa de cidadania corporativa vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 11 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem aproximadamente 37 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Crédito: Assessoria/ Foto: Divulgação