Suzano estreita laços com universidades e futuros profissionais de Três Lagoas

Suzano estreita laços com universidades e futuros profissionais de Três Lagoas

11 de janeiro de 2021 0 Por MinutoMS

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, deu início ao projeto batizado de Programa de Embaixadores com o objetivo de fortalecer o relacionamento com instituições de ensino superior e técnico em Três Lagoas (MS). A iniciativa visa engajar estagiários da empresa a promoverem um canal de aproximação entre a empresa e colegas da universidade, além de contribuir para a formação desses futuros profissionais.

“A Suzano acredita que o desenvolvimento socioeconômico de uma comunidade está ligado à formação e valorização de seus jovens talentos. O objetivo do programa é levar um pouco da Suzano, como ela atua, o que move e inspira a empresa para dentro das universidades. Com isso, além nos tornarmos mais próximos desses futuros profissionais, conseguimos trocar experiências e conhecimentos. Esta é mais uma das formas de gerar e compartilhar valor, um dos direcionadores da Suzano”, destaca Angela Aparecida dos Santos, gerente de Gente e Gestão da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Com a participação voluntária de 58 estagiários em todas as unidades, sendo 4 deles da Unidade Três Lagoas, foram promovidas, ao longo de 2020, palestras virtuais e encontros remotos (em decorrência da Covid-19), que colocaram os estudantes em contato com a vivência dos profissionais da companhia.

“Até o momento, todos os números superaram as nossas expectativas. Somente no ano passado, o Programa de Embaixadores conseguiu atingir 1,3 mil pessoas com palestras e encontros pela internet. Os retornos também estão sendo positivos. Mais jovens profissionais estão se interessando pela companhia por entender a cultura da empresa, os valores que ela defende e compartilha. Isso é muito positivo. Em contrapartida, também estamos colaborando para a formação e a descoberta de novos talentos dos estagiários”, completa Angela.

MOTIVAÇÃO

De acordo com Thiago Raniel, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Aems, a parceria com empresas como a Suzano tem sido de extrema importância para estimular os estudantes a melhor se preparem para o mercado de trabalho. “Ações como esta da Suzano incentivam o aluno a buscar mais conhecimento e novas oportunidades.  É mostrar que há mercado para aqueles que se destacam e que se esforçam. A vivência no trabalho é outra, diferente de uma sala de aula e ainda contribui para que eles busquem estágios, que, além da experiência, é um destaque a mais na hora de ingressar no mercado de trabalho”, reforça.

No último bimestre de 2020, a Suzano participou da Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação da Aems. Na ocasião, o engenheiro Eletricista Glauber Souza da Silva, consultor de Instrumentação da empresa, ministrou palestra online a Indústria 4.0 para estudantes, professores e convidados.

“Devido à pandemia, a Semana Acadêmica foi totalmente remota, por meio de webinar, com vários parceiros, entre eles a Suzano. O nosso objetivo foi mostrar um pouco do mercado de trabalho existente, perfil profissional e áreas de atuação, e contribuir para que os acadêmicos entendam um pouco do processo industrial. Além disso, o Glauber é formado pela Aems, ou seja, os alunos poderão ver que é possível conseguir uma colocação no mercado de trabalho, isso os motiva muito”, completa o coordenador do curso.

SOBRE A SUZANO

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Crédito: Assessoria/ Foto: Divulgação