Secretaria de Meio Ambiente realiza fiscalização na Lagoa Maior para inibir pesca ilegal

Secretaria de Meio Ambiente realiza fiscalização na Lagoa Maior para inibir pesca ilegal

14 de julho de 2021 0 Por MinutoMS

De acordo com a resolução 001/2013 do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) é proibida a pesca nas águas da Lagoa Maior e, em cumprimento a isso, bem como a um ofício da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) está realizando fiscalização no local para inibir essa prática ilegal.

Durante toda essa semana os fiscais, técnicos e auxiliares da SEMEA farão visita em diversos horários ao local na tentativa de identificar as pessoas que têm o hábito de, principalmente, pescar no local. Segundo a diretora de Meio Ambiente Maysa Costa, a intenção é fazer abordagem orientativa, em primeiro momento, “mas se for vista reincidência, mesmo após notificação verbal, a pessoa será multada e encaminhada ao Ministério Público”.

A proibição de pesca no local se deve às análises e diagnósticos emitidos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus Três Lagoas, que consideraram os peixes que vivem no local inadequados para consumo humano.

“No caso de reincidência, ou seja, mesmo após notificação verbal a pessoa voltar a pescar na Lagoa Maior, os fiscais vão analisar qual multa será aplicada, partindo de R$ 700 de acordo com a espécie de peixe capturada, justificativa para a ação, bem como para qual fim o peixe seria usado”, ressaltou Maysa.

Até o momento, pelo menos 03 pessoas foram abordadas durante as fiscalizações.

Crédito: Assessoria/ Foto: Divulgação