FOLIÃO SEGURO – Prefeitura de Três Lagoas oferece tratamento de urgência no combate ao HIV, saiba como funciona e quem pode tomar

FOLIÃO SEGURO – Prefeitura de Três Lagoas oferece tratamento de urgência no combate ao HIV, saiba como funciona e quem pode tomar

20 de fevereiro de 2023 Off Por MinutoMS

Enfim, chegou a época mais animada do ano, o carnaval. Para os foliões vale sempre a dica de diversão, mas também de cuidado com a saúde. Hidratar-se, evitar o consumo excessivo de álcool, manter uma alimentação saudável, dormir bem e usar camisinha em todas as relações sexuais são algumas orientações para curtir a festa com tranquilidade.

Em Três Lagoas, o Programa IST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está orientando os foliões sobre a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuir insumos de prevenção durante o Carnaval.

Mas, caso ocorra um comportamento de risco, como relação sexual sem camisinha (preservativo), preservativo danificado, violência sexual, acidentes com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico de risco (sangue/esperma), entre outras situações relacionadas ao perigo da contaminação com o vírus HIV ou hepatites virais, o Município oferece gratuitamente PEP HIV ou Profilaxia Pós-Exposição ao vírus HIV.

Entretanto, o uso do PEP deve ser iniciado o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e, no máximo, em até 72 horas.

TRÊS LAGOAS

No ano passado, 183 pessoas procuraram por este tipo de tratamento, sendo 04 casos por violência sexual, 56 por acidentes com material biológico e 123 por relação sexual consentida sem o uso do preservativo.

A pessoa que necessitar usar o método deve procurar o Programa IST/AIDS e Hepatites Virais em horário comercial durante a semana ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em feriados e finais de semana.

Três Lagoas registrou no ano passado, 94 casos de pessoas contaminadas com HIV, sendo 69 homens e 25 mulheres, a faixa etária com maior número de infecções é entre 25 a 39 anos de idade.

COMO FUNCIONA

A PEP HIV existe no SUS desde 1999, porém nem todos têm conhecimento do tratamento que consiste na combinação de medicamentos antirretrovirais que atuam prevenindo a infecção pelo HIV. No entanto, para que funcione, é preciso que a PEP seja realizada durante 28 dias, e o paciente deve ser acompanhado pela equipe de saúde por pelo menos 3 meses.

A SMS ressalta que sempre é indispensável o uso do preservativo, pois a o PEP protege somente para HIV e hepatite e não contra todas as ISTs.

SERVIÇO

Programa IST/AIDS e Hepatites Virais

Endereço: Rua Maria Moreira Queiroz, nº 233 – Nossa Senhora Aparecida

Horário: De segunda à sexta-feira, das 07h às 17h

UPA

Endereço: R. Irmãos Spinelli, 1855 – Vila São João

Horário: Atendimento todos os dias – 24 horas 

Crédito: Assessoria/ Foto: Divulgação