Com quase 100 mil ligações ‘indevidas’ no Ciops, Coronel David incentiva campanha de conscientização para melhorar atendimento de emergência em MS
17 de junho de 2021Dentre as 504 mil ligações recebidas no ano passado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança de Mato Grosso do Sul, o Ciops atendeu quase 100 mil chamadas solicitando informações dos mais diversos assuntos. Essas ligações, no entanto, são consideradas ‘indevidas’ pois atrapalham os atendimentos emergenciais, que são os pedidos principais oriundos dos números 190 (Polícia militar) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar).
Pensando nisso, o deputado estadual Coronel David (sem partido) atento aos problemas da sociedade, bem como o da segurança pública, solicitou nesta semana, a pedido do coordenador do Ciops, Marcos Takeshita, a adoção de medidas e apoio estrutural da Assembleia Legislativa para campanha audiovisual com o objetivo de conscientizar a população que ligações ao 190 e 193 deverão ser realizadas apenas para fins de emergência.
“Importante destacar que a má utilização destes canais que aumentam em períodos de feriados, finais de semana e de férias escolares, principalmente agora no mês de julho, é necessária e imprescindível esta campanha para conscientizar e informar a população da real utilidade desses canais de comunicação”, afirma.
O parlamentar explica que todas as ligações realizadas nesses números de urgência, são encaminhadas a central do Ciops que planeja e coordena quais serão os serviços destinados para atender determinada ocorrência. No entanto, ocorre que esses canais de comunicação estão sendo utilizados de forma indevida, o que causa prejuízo no atendimento de quem realmente precisa da prestação dos serviços com mais rapidez e eficácia.
“Nos chama atenção que quase um quinto das ligações recebidas em 2020 foram pedidos de informação. Enquanto essas pessoas ligam pedindo essas explicações, há outras pessoas na linha precisando de atendimento emergencial que pode salvar suas vidas”, afirma.
O Coordenador do Ciops, Marcos Takeshita, disse que é importante que a sociedade entenda que esses números específicos (190/193) são para chamadas de estrita urgência, pois os números de ligações ‘inconvenientes’ para o setor são bem elevados.
“É um quantitativo muito alto e isso nos prejudica no atendimento emergencial que uma pessoa está precisando imediatamente. Com uma campanha de divulgação, nosso trabalho vai melhorar muito. Estamos a disposição”, afirma.
Sobre dúvidas de assuntos gerais, o coordenador pede que a pessoa interessada procure o canal correto para sanar dúvidas.
“A gente pede encarecidamente para a população que essas ligações de pedido de informação, como: quando irá voltar às aulas presenciais, ou se a Santa Casa tem vagas, sejam realizadas de forma correta. Esses pedidos de informações nos atrapalham, pois o nosso foco é o atendimento emergencial”, finaliza.
A Campanha
Se acatada pela Casa de Leis, a campanha será realizada na área de comunicação. Terá identidade visual e produção de artes e vídeos para divulgação nos meios de comunicação e redes sociais, além da cobertura de TV, rádio e website.
Crédito: Assessoria/ Foto: Divulgação