PM divulga balanço final da ‘Operação Fio de Cobre’ realizada em Três Lagoas
5 de março de 2021Nesta quinta feira (04), quatro pessoas foram conduzidas durante operação de combate aos crimes de Furto e Receptação. Fios de cobre e combustível foram apreendidos em “ferro velhos”.
Ao amanhecer, uma operação conjunta envolvendo a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental e Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi desencadeada para fiscalizar e averiguar possíveis irregularidades em estabelecimentos que trabalham com materiais recicláveis, popularmente chamados de “ferro velho”.
A ação visa prender os receptadores de produtos ilícitos, como por exemplo: fios de cobre, já que vem se tornado alvo frequente de Furtos devido ao elevado valor de mercado. A ação enérgica se dá em razão de serem os principais influenciadores aos ladrões, uma vez que adquirem os produtos sem se preocupar com a origem lícita do material.
Ao todo foram fiscalizados 08 estabelecimentos que atuam no ramo de reciclagem, dos quais 05 deles localizados nos bairros: Santa Luzia, Jardim Progresso, Jardim das Paineiras, Lapa e Jardim Alvorada não apresentaram irregularidades.
Já pela Rua Antônio de Souza Queiroz, bairro Jardim Flamboyant, um homem de 27 anos foi preso e autuado em flagrante na 3º delegacia por Receptação e Armazenamento Ilegal de Produtos Perigosos. No local, os policiais encontraram grande quantidade de fios elétricos de várias dimensões e espessuras e outros materiais de cobre. Além dos produtos sem comprovação de origem, havia cerca de 400 litros de óleo diesel armazenados em desacordo com a legislação vigente, distribuídos em 10 galões de 20 litros e 01 tambor de 200 litros.
Outra prisão em flagrante ocorreu na Rua Marcia Mendes no bairro Jardim Angélica. Por lá foram apreendidos vários pedaços de fio de cobre, sem comprovação de origem lícita. O homem preso alegou adquirir produtos de vários catadores, não sabendo informar especificamente de quem havia comprado. O proprietário do local de 34 anos foi autuado na 2º delegacia pelo crime de Receptação.
No bairro Jardim Capilé, pela Rua Aristone José da Silva, dois homens de 21 e 34 anos foram levados à 3ª delegacia para prestarem melhores esclarecimentos sobre um veículo VW/Fusca totalmente queimado armazenado no local. O referido veículo teria relação com uma ocorrência de Dano e Furto na estação do poço artesiano de captação de água bruta da empresa Sanesul. Apesar do dono do “ferro velho” ter dito que havia adquirido o veículo de um desconhecido, durante as investigações, testemunhas relataram a presença do próprio suspeito na cena de crime contrariando sua versão. As divergências serão apuradas nos depoimentos.
Crédito: Assessoria/ Fotos: Divulgação