Novo lote de vacinas devem chegar na quinta-feira, diz governador do Estado

Novo lote de vacinas devem chegar na quinta-feira, diz governador do Estado

7 de abril de 2021 0 Por MinutoMS

Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que o Estado deve receber novas doses de vacina contra a Covid-19 amanhã (8). O Ministério da Saúde ainda não informou o quantitativo, mas os imunizantes deverão ser das marcas Coronavac e Oxford/AstraZeneca.

Azambuja adiantou ainda que está articulando com Consórcio Brasil Central a compra de vacinas em conjunto com outros estados brasileiros. “Vamos buscar todas as ações que são possíveis para ampliar as vacinas. Ampliando as vacinas, vamos ampliando os imunizados e diminui a incidência de pessoas internadas e de óbitos”.

O governador lembrou também que Campo Grande é a cidade que mais vacina no estado, e Mato Grosso do Sul, o que mais vacina no Brasil. “Eu compreendo alguns segmentos que não querem nenhum tipo de restrição de isolamento e proteção, e é um erro. A ciência recomenda a todos nós, temos que ouvir quem conhece e quem sabe”.

Ele esteve presente, junto ao prefeito da Capital Marcos Trad (PSD) na ativação do drive-thru do Albano Franco como novo polo de vacinação no município. O início das atividades no local foi iniciado hoje, data que é comemorado o Dia Mundial da Saúde.

Poderão ser aplicados até 2 mil doses por dia no local, número que ainda pode ser ampliado dependendo da necessidade. 

“Nós estamos com pouco mais de 15% da população vacinada. Apesar do índice ser extremamente satisfatório, comparado com outras cidades do país, é preciso que as pessoas continuem se cuidando. Não podemos relaxar. Todas as medidas que estão ao nosso alcance estão sendo tomadas, mas cada um precisa fazer a sua parte” relatou Trad.

O espaço,  localizado na Avenida Mato Grosso, 5017, bairro Carandá Bosque, foi cedido ao Município pela Federação das Industrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems). O funcionamento será das 7h30 às 17h.

Cronologia de doses recebidas

No dia 18 de janeiro, 158.760 doses da vacina Coronavac desembarcaramna Base Aérea de Campo Grande.

Em 22 de janeiro, 2 milhões de doses da vacina de Oxford chegaram no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Depois, seguiram para o Rio de Janeiro. Desse número, 22 mil vieram para o Estadono dia 24 de janeiro.

No dia 25 de janeiro, 10,2 mil doses da vacina Coronavac desembarcaramno Aeroporto Internacional de Campo Grande em um voo da Latam.

Mais 32 mil doses da vacina Coronavacchegaram em 7 de fevereiro no Aeroporto Internacional de Campo Grande. As vacinas vieram acondicionadas em 160 caixas.

Em 24 de fevereiro, o Estado recebeu 35,7 mil doses da Coronavac e AstraZeneca.

Sexta remessa, com27,8 mil doses da Coronavac, desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande na manhã de 3 de março.

Em 9 de março, a sétima remessa com 30,6 mil doses chegou ao Estado em um voo da Latam, vindo de Guarulhos.

Em 18 de março, chegaram mais 54,6 mil doses no Aeroporto da Capital. Já é a oitava remessa. 

Em 20 de março, chegou a nona remessa com mais de 48,6 mil doses no Aeroporto Internacional de Campo Grande

décima remessa com 46,7 mil doses chegou à Mato Grosso do Sul em 26 de março de 2021.  O 11º lote enviado para Mato Grosso do Sul chegou no dia 1º de abril, com 109,5 mil doses.

As vacinas já estão em todos os 79 municípiosde Mato Grosso do Sul. A cada lote de entregas, os imunizantes vão sendo distribuídos imediatamente.

Crédito: Correio do Estado/ Foto: Bruno Henrique/Arquivo Correio do Estado