Brasilândia recebe doações de cilindros de oxigênio para abastecer hospital que trata de pacientes com Covid

Brasilândia recebe doações de cilindros de oxigênio para abastecer hospital que trata de pacientes com Covid

7 de abril de 2021 0 Por MinutoMS

A Secretaria de Saúde de Brasilândia, interior de Mato Grosso do Sul, confirmou ao G1, nesta quarta-feira (7), a chegada de 6 torpedos de cilindros para armazenar oxigênio para o Hospital Dr. Júlio César Paulino Maia que trata de pacientes com Covid-19.

Segundo o órgão, uma rede de solidariedade se formou em prol da instituição. A direção do hospital informou que conseguiu cilindros para armazenar gás oxigênio, na qual foram emprestados por empresas e pessoas devido ao aumento de tratamento de casos de Covid-19 dentro da unidade.

Conforme o hospital, até esta quarta-feira, 5 pessoas estão internadas em leitos de UTI e 14 estão em leitos de enfermaria diagnosticadas com o novo coronavírus. Esses leitos estão com praticamente 100% de ocupação.

Hospital de Brasilândia (MS) já recebeu seis cilindros de oxigênio. — Foto: Prefeitura de Brasilândia/Divulgação

Hospital de Brasilândia (MS) já recebeu seis cilindros de oxigênio. — Foto: Prefeitura de Brasilândia/Divulgação

A direção do hospital ainda informou que é difícil encontrar cápsulas para reabastecer os torpedos e que todos os dias são utilizadas em média 10 cápsulas. O hospital tem um total de 21 torpedos.

Na última terça-feira (6), a instituição solicitou para diversas empresas que possuem cilindros de oxigênio vazios para o empréstimo temporário. Alguns dos exemplares chegam ainda nesta quarta em Campo Grande para serem higienizados, pintados e abastecidos com oxigênio.

A direção do Hospital reforçou o agradecimento a todos que colaboraram com as doações e ressaltou que ainda necessita de empréstimo temporário de mais cápsulas de oxigênio vazias para este momento.

Pandemia no MS

Sobre a situação da pandemia, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, informou que nessa quarta-feira (7), foram confirmados 1.488 novos casos e que o estado está com média móvel de 1.300 por dia, nos últimos 7 dias.

O total de infectados pelo novo coronavírus em Mato Grosso do Sul chegou a 224.697 desde o início da pandemia.

Ainda de acordo com o secretario, com as 59 mortes confirmadas nesta quarta, a média móvel atingiu 50,4 por dia, nos últimos 7 dias. O total de vidas perdidas para a doença chegou a 4.630.

Outros dados da pandemia

  • Pessoas infectadas em isolamento domiciliar: 15.054
  • Pessoas infectadas hospitalizadas: 1.234
  • Internados em leitos clínicos: 700
  • Internados em UTIs: 534
  • Recuperados: 203.779
  • Taxa de ocupação de leitos públicos de UTI Covid no estado: 102%

Crédito: G1 MS/ Fotos: Prefeitura de Brasilândia/Divulgação