Com estoque esgotado na vacinação do final de semana, Unidades de Saúde de TL só aplicarão D2 de Coronavac nesta semana

Com estoque esgotado na vacinação do final de semana, Unidades de Saúde de TL só aplicarão D2 de Coronavac nesta semana

12 de julho de 2021 0 Por MinutoMS

Com o sucesso da Campanha de Vacinação anunciada para o último final de semana, onde a Central de Imunização conseguiu utilizar todas as 4.100 doses de vacina contra a Covid-19 enviadas pelo Governo do Estado de MS, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o Município aguarda a chegada de uma nova remessa para dar continuidade na vacinação com a 1ª dose.

Desse modo, as Unidades de Saúde, até a chegada de uma nova remessa, estarão vacinando apenas 2ª dose de Coronavac para quem recebeu a 1ª há mais de 15 dias. “Não temos mais doses para D1 e não temos D2 de outras marcas, apenas Coronavac. A nossa expectativa é que essa semana mais fracos sejam enviados e a Campanha com D1 e D2 de outras marcas seja retomada”, explicou a secretária da pasta, Elaine Fúrio.

Apesar da falta de vacina nos postos, isso é visto como algo positivo pela SMS. “Se conseguimos, em um final de semana, vacinar mais de 4.100 pessoas, é sinal que a Campanha está funcionando e estamos felizes por isso. Não temos D2 – das marcas que estão em falta – atrasadas, logo não há com o que se preocupar, assim que recebermos mais doses, uma nova etapa será anunciada”, finalizou Elaine.

D2 CORONAVAC

Quem precisa receber a D2 de Coronavac deve se dirigir a uma das Unidades de Saúde da Rede Municipal com documento oficial com foto e o Cartão de Vacinação Covid-19 (entregue no ato da Vacinação com a D1). Além disso, a vacina só será aplicada em quem tem mais de 15 dias que recebeu a 1ª dose.

Outro alerta importante é que, se uma pessoa recebeu outra vacina, como a da H1N1, por exemplo, deve esperar pelo menos 15 dias para receber a 2ª dose de Covid-19 e, se foi contaminado pelo Coronavírus, deve esperar 30 dias a contar do primeiro dia dos sintomas antes de receber a 2ª dose.  

Crédito: Assessoria/ Foto: Divulgação