SMS realiza palestra sobre Janeiro Roxo, mês de conscientização da hanseníase no SENAC em Três Lagoas

SMS realiza palestra sobre Janeiro Roxo, mês de conscientização da hanseníase no SENAC em Três Lagoas

30 de janeiro de 2025 Off Por MinutoMS

Seguindo o cronograma das ações do “Janeiro Roxo”, mês de conscientização sobre a hanseníase, a Prefeitura de Três Lagoa, através do Programa Municipal de Controle da Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma palestra no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) no dia 28 de maio.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Camila Cattanio da SMS, que apresentou informações essenciais sobre a doença para os alunos do curso técnico em enfermagem do SENAC.

Durante o encontro, foram abordados temas como formas de transmissão, sintomas, diagnóstico precoce, tratamento e a importância do combate ao estigma relacionado à hanseníase.

JANEIRO ROXO

O mês ganhou a cor roxa para alertar e conscientizar a sociedade sobre o combate à hanseníase. A doença, cercada de preconceitos e estigma, é contagiosa, mas, tem controle e tratamento oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A contaminação ocorre pelo Mycobacterium leprae e, por atingir os nervos, uma das primeiras sequelas é a perda de sensibilidade da pele. Em muitos casos também há perda ou comprometimento severo dos movimentos que, em casos mais graves, pode levar à amputação.

Sinais como manchas na pele com alteração da sensibilidade, dores na articulação, edemas e nódulos no corpo, são alguns dos sintomas da Hanseníase. Ao surgir esses sinais, não perca tempo e procure a Unidade de Saúde da Família (USF) referência do seu bairro.

Crédito: Assessoria/ Foto: Divulgação