
Prefeitura e UFMS emitem 1º Mapa de Incidência de Casos Suspeitos de Dengue de Três Lagoas
12 de maio de 2023A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com docentes e alunos do curso de geografia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), divulga a primeira edição do Mapa de Incidência de casos suspeitos de Dengue. A publicação será semanal.
O mapa é elaborado a partir da extração de dados dos casos confirmados de dengue, por data de notificação, usando a metodologia denominada de Mapas de Kernel ou Mapas de Calor de Kernel, que consiste na interpolação dos dados tendo como referência um núcleo (a partir da localização do fenômeno) e área de abrangência (círculo envolvente) utilizado um raio de 800 metros a partir de cada ponto amostral (caso notificado de dengue).
Segundo o médico da Família e Comunidade e da equipe de Vigilância Epidemiológica da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, a importância do mapa consiste em mostrar à população e aos gestores onde estão concentrados os pacientes com quadro suspeito de dengue.
“Com isso, é possível identificar de forma mais clara onde as equipes de saúde da família deverão estar mais atentas, a população deverá tomar maiores cuidados e, principalmente, onde deverá ser intensificada a limpeza de terrenos e de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti”, explicou.

LEGENDAS
Escala de intensidade (Legenda):
Verde: até dois casos confirmados de dengue em um raio de 800 metros;
Verde Claro: entre 2 e 5 casos confirmados em um raio de 800 metros;
Amarelo: entre 5 e 8 casos confirmados em um raio de 800 metros;
Laranja: entre 8 e 10 casos confirmados em um raio de 800 metros;
Vermelho: acima de 10 casos confirmados de dengue em um raio de 800 metros.
TABULAÇÃO DE DADOS DESTA EDIÇÃO
Quantidade total de casos: 406
Percentual tabulado: 88,9%
Percentual não tabulado (por não identificação da localização): 11,1%
Tempo de Tabulação dos dados: aproximadamente 7 horas
Crédito: Assessoria/ Fotos: Divulgação