Segunda, 14 de Julho de 2025
18°

Parcialmente nublado

Três Lagoas, MS

Geral Três Lagoas

Saúde amplia Programa de Controle do Tabagismo com novos polos de atendimento

Inicialmente, o programa foi descentralizado para seis unidades de referência

18/06/2025 às 17h09
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Crédito Foto: Divulgação
Crédito Foto: Divulgação

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi ampliado e agora são oito polos de atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs), descentralizando o serviço que antes era oferecido exclusivamente no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Com o objetivo de facilitar o acesso ao tratamento para quem deseja parar de fumar, a mudança foi possível graças a uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que proporcionou a capacitação de aproximadamente 290 profissionais como enfermeiros, médicos, farmacêuticos, dentistas, fisioterapeutas e agentes comunitários de saúde (ACS).

Inicialmente, o programa foi descentralizado para seis unidades de referência: USFs Interlagos, Santo André, Maristela, Vila Piloto, Santa Rita e Paranapungá. Agora, com a criação de novos grupos neste mês, o programa também passa a contar com as unidades do Arapuá e Miguel Nunes, totalizando oito polos ativos.

RESULTADOS EXPRESSIVOS

Somente em 2025, o programa atendeu 72 pacientes. Destes, 47 conseguiram parar de fumar e seguem em acompanhamento mensal por um ano, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Os resultados reforçam a eficácia do programa, que combina apoio multiprofissional, medicamentos gratuitos e orientação contínua.

COMO PARTICIPAR

Quem deseja parar de fumar pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e informar sobre o interesse em participar do Programa de Controle do Tabagismo. O paciente será então direcionado para uma das unidades polo de referência.

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO

O tratamento inclui uma avaliação individual e pode ser feito por meio de consultas pessoais ou sessões em grupo, onde os participantes recebem orientações sobre os impactos do tabagismo, estratégias para resistir ao desejo de fumar e como manter uma vida livre do cigarro.

Durante as quatro primeiras sessões, os pacientes recebem manuais de apoio com informações essenciais, além de, se necessário, medicamentos gratuitos para ajudar no controle dos sintomas da abstinência da nicotina.

O Programa é coordenado pelo fisioterapeuta José Renato Maiolini, que reforça a importância da iniciativa: “A descentralização dos atendimentos permite que mais pessoas tenham acesso ao tratamento e aumenta as chances de sucesso na luta contra o tabagismo”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários