‘Guerra Contra o Mosquito’; Água Clara inicia vacinação contra a Dengue

‘Guerra Contra o Mosquito’; Água Clara inicia vacinação contra a Dengue

14 de fevereiro de 2024 Off Por MinutoMS

A Prefeitura Municipal de Água Clara (MS), através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (14), a vacinação contra a dengue no município, tendo como público alvo, crianças de 10 a 11 anos.

A vacina está disponível na UBSF Maria Luiza da Silva Marinho, localizada na Rua Fernando Bastos Junior, nº 720, Bairro Santos Dumont, a partir das 7h às 10 h (período matutino ) e das 13h às 16h (período vespertino).

Além disso, a Administração Municipal tem disponibilizado informativos das ações nas redes oficiais da prefeitura.

MUTIRÕES DE LIMPEZA E CARRO FUMACÊ

O secretário municipal de Saúde, Alex de Oliveira, destaca, que além da vacinação, a Prefeitura Municipal começou mutirões de limpeza e a aplicação do carro com fumacê em pontos estratégicos da cidade, contando ainda com mapeamento diário do Setor de Endemias e Secretaria de Saúde no controle contra a dengue.

PREVENÇÃO

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Crédito: Redação MinutoMS com informações da Assessoria/ Foto: Divulgação