Evento realizado na Eldorado Brasil Celulose promoveu setor vital para Mato Grosso do Sul

Evento realizado na Eldorado Brasil Celulose promoveu setor vital para Mato Grosso do Sul

25 de agosto de 2023 Off Por MinutoMS

Com mais de 400 participantes, a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) realizou, nesta semana, na Eldorado Brasil Celulose, a 11ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas. Com uma programação de quase 30 horas, o congresso reuniu profissionais altamente capacitados sobre diversos campos do conhecimento da indústria de celulose brasileira.

“O nível técnico do congresso foi altíssimo e promoveu, de maneira importante, a interação técnica e social de todos os participantes”, disse Marcelo Martins, gerente geral industrial da Eldorado Brasil — na ocasião, anfitrião do evento.Nesta edição, o congresso teve como tema central a evolução dos processos produtivos para atender as demandas de bioeconomia e digitalização, o que possibilitou que todos os painéis orbitassem em torno desse mote.

Ao todo foram sete painéis com assuntos que são rotina em uma fábrica: Celulose I e II, Gente e Gestão, Meio Ambiente, Indústria 4.0, Papel e Recuperação e Utilidades. As temáticas renderam 22 debates durante os três dias de programação.

A Eldorado Brasil disponibilizou nove profissionais, que participaram como moderadores e debatedores. Peneiramento de Cavacos, Saúde e Bem-Estar, Sustentabilidade e Monitoramento das Águas, Biomassa e Tratamento de Efluentes foram os temas apresentados, que renderam ainda mais aprofundamento.

Visitas

Todos os dias os participantes puderam conhecer de perto alguns setores da fábrica da Eldorado, como a termelétrica Onça Pintada, o forno de cal (um dos maiores do planeta), o enfardamento e a expedição da celulose e a sala de controle.

Três ônibus ficaram à disposição, e o circuito foi realizado com todo o padrão de segurança, com funcionários guiando o roteiro e explicando o funcionamento de cada área.
As acadêmicas de Engenharia de Produção do campus da UFMS em Três Lagoas, Karla Yasmin Lopes de Lima e Nathália Batista, ficaram muito impactadas com os conteúdos. “Um dos pontos mais legais foi encontrar palestrantes que são referências para nossos professores e assisti-los presencialmente”, explicou Nathália.

Karla destacou o diferencial da visita e o fato de poder conhecer, de perto, a área de secagem e do corte das folhas de celulose. “É uma experiência na vida real. Foi muito incrível poder ver o funcionamento de tudo o que aprendemos na teoria.”

Comunidade presente

Além de os participantes conhecerem, de perto, a produção de celulose e como a fábrica é diferenciada, um cardápio especial foi organizado, com produtos do assentamento Pontal do Faia, em Três Lagoas, no segundo dia do evento.

A área de Sustentabilidade da Eldorado Brasil dedica-se a acompanhar o desenvolvimento dos agricultores e, atualmente, além de cultivo de produtos orgânicos, desenvolve receitas, como bolos, pães, saladas de frutas, sucos in natura, queijos caipiras e outros diversos doces e salgados. É uma outra forma de o público conhecer o projeto que estimula o empreendedorismo rural.

Sobre a Eldorado Brasil

A Eldorado Brasil Celulose é uma das mais eficientes e sustentáveis empresas de base florestal para produção de celulose do mundo. A companhia opera em Três Lagoas (MS) uma fábrica com capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano. Em energia limpa, há geração de 50 megawatts/hora de energia na usina termelétrica Onça Pintada, além da mesma quantidade na planta de celulose – que é autossuficiente. A base florestal é de mais de 293 mil hectares de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul. Para dar condições para operar em níveis de excelência, a companhia conta com o trabalho de mais de 5 mil colaboradores no Brasil e em escritórios internacionais. Em Santos (SP), a Eldorado Brasil opera um dos maiores terminais portuários multimodais da América Latina, com capacidade para exportar até 3 milhões de toneladas de celulose por ano.

Crédito: Assessoria/ Foto: Divulgação