Servidores de MS começam fevereiro com reajuste de 10% no salário e melhorias em diferentes carreiras

Servidores de MS começam fevereiro com reajuste de 10% no salário e melhorias em diferentes carreiras

31 de janeiro de 2022 0 Por MinutoMS

Os servidores estaduais começam o mês de fevereiro com reajuste linear de 10% do salário na conta aos efetivos, comissionados, assim como aposentados e pensionistas. Também houve a reestruturação da carreira de várias categorias, que vão dispor de melhorias nas promoções, assim como aumentar o valor da remuneração.

Este reajuste e a reestruturação de diversas carreiras foram apresentados pelo governador Reinaldo Azambuja aos deputados estaduais, no final do ano passado. Os projetos tiveram aprovação e já se tornaram leis estaduais. Como eles são referentes ao salário de janeiro, serão pagos pela primeira vez agora em fevereiro. Ao todo são aproximadamente 81 mil servidores beneficiados.

Por proposta da Assembleia Legislativa, o índice de 10% de reajuste salarial também será dado aos servidores públicos estaduais, efetivos, comissionados, aposentados e pensionistas, que integram os quadros da Defensoria-Pública, do Tribunal de Contas, do Ministério Público de Contas, da Assembleia Legislativa, do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual.

“O reajuste linear de 10% é muito significativo. Essa projeção respeita a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e acompanha a expectativa de crescimento da economia para 2022. Junto com isto fizemos a valorização e melhorias em diferentes categorias, em relação a promoções, correções salariais e reestruturação nas carreiras”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.

A presidente da Feserp (Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de MS), Lilian Fernandes, destacou que o Governo do Estado entendeu a necessidade de conceder este reajuste, para ajudar os servidores a aumentar o seu poder de compra. “Foi uma luta importante, que teve aval do governador (Reinaldo Azambuja) ”, descreveu.

Carreiras

Além do reajuste linear de 10% a todos os servidores estaduais, o governador Reinaldo Azambuja concedeu melhorias e reestruturação na carreira de diferentes categorias. Estas mudanças também passaram pelo aval dos deputados estaduais, inclusive acatando algumas sugestões, para que fossem aprovadas e se tornassem leis estaduais.

Entre as categorias contempladas com estas melhorias aparecem os policiais e bombeiros militares, policiais civis, técnicos de educação superior da Uems, servidores de gestão de medidas socioeducativas, gestão do Sistema Único de Saúde, servidores da Agems (antiga Agepan) e do Planejamento de Orçamento.

Também tiveram reestruturação nas carreiras os servidores de Apoio a Educação Básica, CGE (Controladoria-Geral do Estado), PGE (Procuradoria-Geral do Estado), Tecnologia da Informação, grupo TAF, Gestão Organizacional e Fiscalização e Gestão de Atividades do Detran.

Carreiras vinculadas a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) também entraram no pacote como os servidores da Fiscalização e Defesa Sanitária, Gestão de Atividades de Desenvolvimento Agrário, Gestão de Metrologia Legal e Gestão e Fiscalização Ambiental.

Crédito: Governo MS/ Foto: Divulgação