Sim, o alerta é repetitivo. Mas, usar máscara é uma das melhores formas de evitar o contágio por covid e h3n2

Sim, o alerta é repetitivo. Mas, usar máscara é uma das melhores formas de evitar o contágio por covid e h3n2

12 de janeiro de 2022 0 Por MinutoMS

Uma importante ferramenta de proteção no combate à Covid-19, o uso de máscaras é obrigatório em Três Lagoas, mesmo em ambientes abertos, e a Secretária Municipal de Saúde (SMS) alerta para que a população mantenha os cuidados de biossegurança, evitando aglomerações, fazendo o uso de máscara sempre que sair de casa, além de completar o esquema vacinal.

A secretária municipal de Saúde, Elaine Fúrio, ressalta que além da Covid-19, ainda está circulando em Três Lagoas o vírus da H3N2, que também pode ser evitado utilizando os mesmos cuidados de prevenção adotados desde o início da pandemia.

O médico de Família e Comunidade e membro da equipe de Vigilância Epidemiológica da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, alerta sobre a importância de se escolher o tipo correto da máscara e o usá-la adequadamente, cobrindo totalmente o nariz e a boca. “As pessoas devem utilizar as máscaras do tipo N95 (PFF2) e, se não acharem dela, usar a de pano por cima da máscara cirúrgica descartável”, orienta.

Aliado ao uso das máscaras, a recomendação ainda é para que a população evite aglomerações, respeite as recomendações de distanciamento social, façam o uso do álcool em gel nas mãos e completem o esquema vacinal. Aqueles que estiverem gripados, mesmo que seja gripe leve, resfriado, rinite ou situações parecidas, devem permanecer em domicílio para não contaminar os demais.

Vinicius ressalta que é importante completar o esquema vacinal, tomando as doses de reforço previstas pelo Ministério da Saúde, para garantir a imunização contra o vírus e suas variantes. É importante destacar, ainda, que a vacinação não impede que a pessoa contraia o vírus, mas evita que, se contaminada, a doença evolua para casos graves. As vacinas protegem não só você mas todos os demais com quem você convive.

Crédito: Assessoria/ Foto: Divulgação