Alunos do E.M Parque São Carlos recebem 17 bicicletas reformadas na Penitenciária de Três Lagoas

Alunos do E.M Parque São Carlos recebem 17 bicicletas reformadas na Penitenciária de Três Lagoas

21 de dezembro de 2021 0 Por MinutoMS

O Papai Noel chegou mais cedo para alguns alunos da Escola Municipal Parque São Carlos, os estudantes foram contemplados, na semana passada, com 17 bicicletas doadas pelo presídio masculino do Município.

Essa ação é uma parceria entre Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Conselho da Comunidade de Três Lagoas e a Administração Municipal.

As bicicletas foram reformadas pelos detentos do presídio masculino de regime fechado de Três Lagoas.

O Diretor da Escola Vinícius Paschoal Belon explicou que o critério para a escolha dos alunos que receberam as bicicletas foi a necessidade e vulnerabilidade social. A escola foi procurada devido ser referência em projetos sociais e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

Vinicius ressalta ainda que lecionar vai além de ensinar uma matéria, “ Entendemos que nós temos uma missão, garantir o acesso, a permanência e uma educação de qualidade, para isso trabalhamos tanto com questões de aprendizagem como também a formação do cidadão, para que dessa forma possamos promover desenvolvimento social”

Fruto de apreensões da Polícia Civil, as bicicletas recuperadas são produtos de roubos e furtos, elas são totalmente reformadas com mão de obra dos detentos, após não serem resgatas pelos antigos donos. Além de desocupar os pátios das delegacias, a ação ainda beneficia quem precisa.

CONTEMPLADOS

Douglas Santana da Silva, de 9 anos, aluno do 3º ano – Fundamental, afirmou que está muito feliz e irá usar a bicicleta para brincar e ir para escola. “ O Papai Noel chegou mais cedo, adorei o meu presente”.

Vinicius explica que vários alunos têm uma realidade difícil, inclusive ele recebeu semanas atrás uma carta de uma aluna da Escola, pedindo justamente uma bicicleta. “ A aluna escreveu a carta e entregou para um funcionário que trouxe para a direção. Que bom que o pedido foi realizado”, finalizou o diretor.

Crédito: Assessoria/ Foto: Divulgação