Hemosul de Três Lagoas celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue e pede doação no mês do “Junho Vermelho”

Hemosul de Três Lagoas celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue e pede doação no mês do “Junho Vermelho”

14 de junho de 2021 0 Por MinutoMS

Nesta segunda-feira (14), comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, para celebrar a data o Hemosul, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de Três Lagoas, teve uma programação especial para os doadores de sangue que passaram pelo local.

A campanha “Junho Vermelho” é uma iniciativa do movimento “Eu Dou Sangue”, criado em 2011, o mês de incentivo à doação de sangue. O intuito é estimular a população para que venha realizar sua doação.

Karine Barros Preza, Coordenadora do Hemosul de Três Lagoas, explica que por conta da Pandemia da Covid-19 não foi realizada nenhuma ação específica, como era feito anteriormente. “ Dentro dos protocolos de biossegurança, oferecemos aos doadores um café da manhã especial e alguns brindes, para agradecer pela doação no Dia Mundial do doador de sangue”, ressaltou.

QUEDA NAS DOAÇÕES

Este mês é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil. Com quedas significativas por conta da pandemia e por ser um mês frio, esse também é um período de férias escolares, em que mais famílias viajam, o que contribui para a redução das bolsas de sangue.

No município a média na queda de doação de sangue é de 25% neste período, comparado aos outros meses. A coordenadora do Hemosul de Três Lagoas explica que neste mês geralmente, por conta do frio as pessoas ficam resfriadas, gripadas ou outras doenças respiratórias que impossibilita a doação. Por isso é tão importante as doações neste período.

O Hemosul fica localizado na Rua Manoel Rodrigues Artez, 520, Colinos, atendimento das 7h às 12h, de segunda à sexta, e aos sábados das 7h às 11h. Para fazer sua doação é necessário agendar o atendimento e atender aos requisitos que seguem abaixo, para mais informações ligar telefone 3522-7959

Estar em bom estado de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos precisam levar a documentação necessária e os formulários de autorização preenchido por um responsável;

Pesar no mínimo 55 kg;

Estar descansado(a) e alimentado(a);

Pós-vacinação contra a gripe: esperar 48 horas;

Pós-vacinação contra a Covid-19: caso tenha recebido a Coronavac, esperar 48 horas. Para as demais vacinas (Pfizer e AstraZeneca), aguardar sete dias;

Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é, principalmente, um ato que salva vidas!

Crédito: Assessoria/ Foto: Divulgação