Drones serão usados pela Polícia Federal para combater crimes eleitorais em Três Lagoas

Drones serão usados pela Polícia Federal para combater crimes eleitorais em Três Lagoas

28 de outubro de 2020 0 Por MinutoMS

A Polícia Federal em Três Lagoas irá usar drones na eleição municipal de 2020. Uma simulação de como os aparelhos irão funcionar já foi realizada pelos agentes.

A estratégia faz parte de um planejamento que tem como objetivo auxiliar os policiais na prevenção e repressão de crimes eleitorais. Além de Três Lagoas, a ação acontecerá em outras quatro cidades no estado.

De acordo com a PF, os equipamentos trazem tecnologia de ponta e são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude. O equipamento possui câmera capaz de identificar suspeitos, mesmo em longa distância, além de identificar placas de veículos, e práticas como entrega de santinhos e situações de compra de votos.

De alta nitidez, as imagens capturadas vão ser transmitidas do equipamento durante seu sobrevoo para a Polícia Federal, que vai estar monitorando a movimentação dos locais de votação. Assim, em situações de crime eleitoral, os policiais vão se deslocar até o local indicado pelo monitoramento eletrônico a fim de deter os infratores.

A ação segue as orientações da Direção Geral da Polícia Federal para utilizar novas tecnologias com objetivo de prevenir e reprimir ações ilícitas. O uso do equipamento possibilita também a diminuição da presença física dos policiais nos locais de votação e o contato social, o que se torna o uso do drone relevante em um cenário de pandemia em que o distanciamento social é fundamental para combater o coronavírus.

Crédito: MinutoMS com informações do Dourados Agora/ Foto: Divulgação