Com o apoio da Suzano, projeto Hortas Urbanas irá beneficiar mais de 90 famílias em Três Lagoas

Com o apoio da Suzano, projeto Hortas Urbanas irá beneficiar mais de 90 famílias em Três Lagoas

17 de agosto de 2022 0 Por MinutoMS

Com o apoio da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, o Centro Juvenil Jesus Adolescentes, da Missão Salesiana de Mato Grosso, e as Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS), por meio do curso de Agronomia, deram início ao processo de implantação de hortas agroecológicas na área urbana de Três Lagoas. As iniciativas fazem parte do projeto Hortas Urbanas da companhia, que visa promover a segurança alimentar e a geração de renda entre famílias em situação de vulnerabilidade social. Juntas, as duas parcerias envolvem cerca de 90 famílias, o que corresponde a mais de 300 pessoas beneficiadas.

“Na Suzano, temos um direcionador que diz que ‘Só é bom para nós se for bom para o mundo’ e vamos ao encontro disso quando mostramos ser possível incentivar a agricultura familiar e a agroecologia também em um centro urbano. Ao fortalecer esse modelo de produção sustentável, o projeto contribui para oferecer segurança alimentar às famílias e ajuda a gerar renda com a venda dos alimentos que não forem consumidos por elas”, ressalta Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul. O Hortas Urbanas, completa Gabriel, também vem ao encontro do compromisso da companhia de reduzir desigualdades sociais e retirar famílias da linha da pobreza nas comunidades onde mantém operações.

Somente na parceria com a Missão Salesiana, foram cerca de 40 famílias em situação de vulnerabilidade social selecionadas por meio de uma parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Três Lagoas. Com o apoio técnico fornecido por empresa especializada, essas famílias deram início ao processo de implantação das hortas agroecológicas no centro de Três Lagoas, em uma área da Missão Salesiana, aos fundos da Catedral Sagrado Coração de Jesus.

“O Hortas Urbanas é um projeto poético, que vai proporcionar a transformação da vida das pessoas. Essas famílias vão trabalhar para construir uma horta agroecológica, respeitando a natureza, a saúde e o bem-estar, e vão poder comercializar os seus produtos para toda a comunidade de três lagoas, gerando trabalho e renda. A Missão Salesiana de Mato Grosso tem como missão garantir os direitos dos mais vulneráveis e esse encontro com a Suzano, que tem como meta tirar tantas pessoas da linha da pobreza, só engrandece o trabalho da casa.  Nós entendemos que é por meio do trabalho que as pessoas conquistam seus espaços e vão poder oferecer melhor qualidade de vida para suas famílias”, destaca Sadi Silva, coordenadora Pedagógica do Centro Juvenil Jesus Adolescente.

Cinturão Verde

Paralelamente ao trabalho em conjunto com a Missão Salesiana, o Hortas Urbanas também começou a ser implantado na região do Cinturão Verde. Neste projeto, desenvolvido em parceria com estudantes do curso de Agronomia da AEMS, são cerca de 50 famílias beneficiadas com apoio técnico no processo de transição para o sistema agroecológico de produção de hortaliças.

O projeto teve início neste ano e possibilitará a implantação de 50 hortas com sistemas de produção agroecológico por meio de mutirões entre agricultores familiares e com o apoio técnico de acadêmicos e especialistas.

Produção Agroecológica

A produção agroecológica incentiva a diversidade de produção autossustentável, em que o agricultor é capaz de produzir seus próprios insumos (adubos, sementes, produtos alternativos utilizados para controle de pragas e doenças nas plantações) com o que tem disponível na propriedade, sem o uso de defensivos agrícolas. Além disso, a diversificação de culturas é essencial tanto para o manejo sustentável da propriedade, respeitando o meio ambiente, como para maior estabilidade financeira das comunidades diante das variações do mercado.

Sobre a Suzano 

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.

Crédito: Assessoria/ Foto: Divulgação